domingo, 16 de dezembro de 2012

Como explicar Deus para crianças

Desde cedo é importante dar uma noção do material (que se pega) contra o abstrato (não se pega) para os futuros adultos.

Hoje, a tecnologia nos proporciona aparelhos cujo funcionamento serve, de longe, é claro, pois Deus é mais do que energia ou radiações. Uma destas tecnologias é a transmissão de voz pelos aparelhos celulares. Esta é uma realidade bem próxima das crianças, então não vai causar estranheza.

Se você é pai, peça à mãe do seu filho que ligue para você no celular. A figura da mãe é muito importante para meninos e meninas abaixo dos sete anos. Quando o telefone tocar, atenda e passe para o seu filho. Deixe os dois conversarem uns minutos. Quando a mãe desligar explique com suas palavras o seguinte:

"Filho, no telefone você não via a sua mãe, mas você sabe que ela existe, não sabe ?"

Um menino normal vai responder que SIM. Acrescente:

"Pois é, como é que a voz da mamãe chegou no celular ? Tem algum fio entre ele e o celular da mamãe ?"

Um menino normal vai responder que NÃO. Acrescente:

"Nossa relação com Deus, enquanto oramos a Ele é mais ou menos assim. É como se a todo momento tivéssemos uma linha de celular ligada a Deus" .

A criança pode até perguntar sobre a voz. Explique:

"Converse com Deus como você conversa comigo, seu pai. Se o que você conversar for certo, não prejudicar ninguém, e estiver de acordo com o que Deus pensa e que colocou na Bíblia, Ele vai te atender. Se não for hoje, vai ser no dia certo. Entendeu ? "

Deus é energia ?

Esta é uma das colocações erradas sobre Deus. Ele vive tão somente no mundo espiritual. O mundo espiritual não é um mundo de energia.

Deus é uma força ?

Sim, mas o sentido mais adequado é de Motivador. Dando aos seres humanos a esperança, Ele age como Motivador para os desanimados e fracos. Deus é Espírito.

Conclusão

Não explicamos Deus. Fazemos analogias, para chegar o mais próximo possível dos atributos dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário